segunda-feira, 11 de julho de 2011

Aprendizagem na sociedade atual.

Sociedade da Aprendizagem

O autor inicia o texto com uma citação. “Vivemos em uma sociedade de aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez mais se aprende mais e cada vez mais se fracassa na tentativa de aprender.”
A citação acima levanta vários questionamentos acerca e da aprendizagem hoje na sociedade podemos citar: Porque os nossos alunos estão aprendendo menos? E porque estamos fracassando mais no processo de ensino aprendizagem? A evasão escolar é preocupante. Vive-se em uma era de informação, mas ao mesmo tempo, existe um fracasso de aprendizagem nas estatísticas educacionais. O que acontece de errado então? O autor argumenta que é necessária uma nova cultura da aprendizagem. Aprendizagem esta que deve ser gerada e concebida de outra maneira.
Estamos vivendo com muitas informações e tecnologia ao mesmo, e as crianças (alunos) muitas vez não conseguem interpreta-las. Historicamente a imprensa proporcionou ao homem novas formas de ler, que mudaram a cultura da aprendizagem. Hoje as tecnologias estão distribuindo todo esse saber, porém são imprescindíveis, novas maneiras de alfabetização (literária, gráfica, informática, etc.)
Neste sentido a escola precisar está com profissionais capacitados, novas tecnologias a serviço da aprendizagem do aluno dentro nas escolas. (hoje as tecnologias a serviço aprendizagem dos alunos estão fora do contexto escolar). A escola no novo contexto das informações e tecnologia precisar formar alunos que saiba dá sentido às informações com habilidade e competência múltiplas de aprendizagem na assimilação das novas informações de forma critica e dinâmica que e iram surgindo na sua escolarização.
O aluno hoje que decora, não interessa mais ao mercado de trabalho. Hoje, o mercado de trabalho busca um ser pensante, crítico, dinâmico, globalizado... E isso só se constrói com muita leitura interpretativa e formação a linha de pensamento das novas tendências do mundo contemporâneo. Como ele mesmo diz um conhecimento verdadeiro, um saber ordenado.
Segundo o O aluno hoje que decora, não interessa mais ao mercado de trabalho. Hoje, o mercado de trabalho busca um ser pensante, crítico... E isso só se constrói com muita leitura interpretativa. Como ele mesmo diz um conhecimento verdadeiro, um saber ordenado.
Segundo (Juan Pozo) o ensino das novas competências para a gestão do conhecimento acontece quanto existe:
Competências para a aquisição de informação; Competências para a interpretação da informação; Competências para a análise da informação; Competências para a compreensão da informação; Competências para a comunicação da informação.
No entanto essa visão de aprendizagem só ira acontece quanto o próprio sistema educacional for modificado e também quanto o perfil do professor e do aluno de fato ser modificado, ou seja, temos muitos lutas a frente.
Todavia mesmo vivendo em uma sociedade do conhecimento, e de acesso rápidos as tecnologias novas, gerenciar essa nova cultura do conhecimento não tem sido fácil para dentro dos grupos sociais que estão em desvantagem devido questões sociais econômicas, culturas, geográficas e religiosa.
Raimundo Meruoca Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário