sábado, 12 de janeiro de 2013

Relatório Prática de Profissional em Geografia




COORDENAÇÃO DO CURSO DE 2ª LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: PRÁTICA PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA
PROFESSOR: LÚCIO.
ACADÊMICO: RAIMUNDO MERUOCA LIMA FILHO









RELATÓRIO









BOA VISTA – RR
Novembro de 2012.
RAIMUNDO MERUOCA LIMA FILHO












 Trabalho apresentado ao curso de Geografia, da Universidade Federal de Roraima – UERR, como requisito para aproveitamento da disciplina de Prática Estágio Profissional em Geografia, ministrado pelo professor Lúcio.  
 
 












Sumário


1 – Introdução....................................................................................................04
2 – Desenvolvimento
3 – Análises dos dados
3. 1  – Aspectos observados na escola.
3.2 - Perfil dos entrevistados.
3.3 - Análise da enquete.
4 – Considerações finais
5 – Referencial:
Anexos


1 - Introdução:
Este relatório é fruto das experiências adquiridas no trabalho da disciplina Prática Profissional do Ensino de Geografia,   em parceria com  a disciplina Prática Estágio Supervisionado em Geografia II, etapa do ensino médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos,   realizado na Escola Estadual    Maria Sônia de Brito Oliva,  Bairro – Silvio Botelho, Boa Vista – RR.
As atividades pertinentes a disciplina Prática Profissional do Ensino de Geografia,  iniciaram-se no dia 21 de agosto de 2012 até 16 de outubro de 2012. O primeiro contato na escola, foi  com o Gestor e Coordenador Pedagógico,  pois este não se mostrou em nenhum momento contrário  quanto à realização do estágio. O Gestor, gentilmente, apresentou o professor da disciplina de Geografia o Srº Valdemar, que também me recebeu bem, seguindo com as apresentações das turmas, relatando a realidade da clientela local.
Depois, o segundo passo adotado foi de observar as instalações físicas e os recursos pedagógicos disponíveis na unidade escolar,  a proposta pedagógica,  métodos de ensino e  o ritmo de aprendizagem das turmas dos 1º anos , 2º anos ,3º anos, e a partir daí iniciei as observações e registros pertinentes ao processo de ensino aprendizagem da disciplina de Geografia,  com aplicação de questionário, enquetes, conversas informais.  Esta ação foi acompanhada pelo professor Lúcio, do Campus da Universidade Estadual de Roraima – UERR.
Caracterizo essa etapa de estágio como uma experiência enriquecedora, e um momento de muitas angústias, dúvidas, preocupações, inquietações e verdades. Tais angústias, podem ser deduzidas mediante o medo que o ser humano preconceitua    frente ao desconhecido ou das novas experiências não vivenciadas.
A Prática Profissional em Geografia é um instrumento imprescindível que proporciona ao acadêmico do curso de Licenciatura e Bacharel em Geografia,  um contato com a realidade na qual o mesmo atuará. Caracterizando-se  como um momento de análise,  entendimento e apreensão do contexto real vivendo na prática, e até como uma maneira de auto identificação na futura profissão, constituindo se como um elemento indispensável para a formação profissional.   
2 – Desenvolvimento
Entendo que a disciplina de Prática Profissional em Geografia é uma complementação do estágio supervisionado configurando-se como momento de uma análise mais detalhada, na qual, poderemos incorporar as duas realidades vivenciadas entre o professor e aluno, ou seja, é lugar impar de contato física protempôre  com as suas bases do passado e futuro dentro de uma perspectiva no contexto do  âmbito de trabalho.
Segundo o entendimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN/9394/96).  No Art. 82 – Os sistemas de ensino estabelecerão as normas para a realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua jurisdição.
              A prática pedagógica adotada na Escola Estadual  Maria Sônia de  Brito Oliva, constitui-se com ideais fomentadas pelas  teorias sócio - interacionista. Tendo como teórico principal Vygotsky, o qual ao longo do tempo desenvolveu a teoria interacionista e segundo ele o conhecimento é adquirido de forma diferente por cada um.   O PPP - Projeto Político Pedagógico da escola está em fase de readequação e adequações as necessidades da comunidade local.
O ensino de educação básica nas escolas brasileiras segundo os referenciais  institucionais, e defendidas por autores   de renome nacional e internacional;  tem como visão globalizada, a contextualização de um ensino de qualidade,  numa busca gradativa de autonomia,  construção de identidade, desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações, estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação, interação nas novas relações sociais e uma construção significativa de conhecimento que serão úteis para o aluno.
Apresento alguns pontos importantes que direcionaram a produção desta etapa de estágio no Ensino Médio I.. Para chegar a um posicionamento geral sobre os dados apresentados neste relatório: Observação; Dinâmicas  de grupos; Questionário; Enquete.
3 – Análises dos dados
3. 1   – Aspectos observados na escola.
A Escola foi inaugurada no dia 18 de janeiro de 1998, conforme Decreto Lei nº  1824-E  de 18/01/1998, para atender a comunidade do bairro Senador Hélio Campos e adjacências. A Escola Estadual  Maria Sônia de Brito Oliva, conta com 14 salas  de  aula  permanente, 01 sala de leitura, 01 biblioteca,   01 sala de informática,  08 banheiros,   01 secretaria, 01 administração,  01 supervisão,  01 sala  para professores,  01  deposito,  01 copa,  01  quadra  coberta. 
 Atualmente a Escola Marta Sônia de Brito  Oliva,   funciona  nos  três turnos  com  duas  modalidades  de ensino,  sendo Ensino Fundamental I, no turno matutino,    Ensino Fundamental II, turno vespertino,  e no turno noturno   Ensino Fundamental II e Ensino Médio, ambos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
3.2 - Perfil dos entrevistados.
Do universo de 150 alunos matriculados no ensino médio, participaram das enquetes e questionários  75 %  alunos. Sendo  35%  dos 1º anos, 30 % dos 2º anos e 35 %  do 3º ano. (Gráfico 1).
Gráfico 01. Números de alunos entrevistados.

Gráfico 02. Distribuição por sexo.
Gráfico 03 – Distribuídos por cor
Gráfico 04 - Distribuição da renda familiar

Gráfico 05 – Distribuição da faixa etária.

Com relação ao sexo, 57% declarou ser do feminino e 43% masculino (gráfico 2). Quanto à cor da pele, 44% declarou ser branca, 30%  pardo, 18 negros, 6% amarelos, 2 % indígena  (gráfico 3). No item  renda familiar 54% declaram renda familiar equivalente a uma salário mínimo sem comprovação em carteira de trabalho, e 2% dos entrevistados declaram renda superior a 4 salários, pois são comerciantes próximos da escola. No item à faixa etária, 60% têm entre menos de 20 anos até 30  anos (gráfico 5).
Gráfico 06 – Mora perto da escola
Gráfico 07 – Estuda em casa
                                              
Gráfico 08 – Utilizam livros ou apostilas
Gráfico 09 – Possui computador em casa.
             Conforme os dados da pesquisa a escola atende alunos oriundos de vários bairros, na qual 38% declaram moraram que moram perto da escola, verificou que a totalidade dos alunos mora longe da escola (gráfico 6). 41% dos entrevistados declaram que mais menos estudam em casa, 32% declaram que estudam em casa, segundo conversas informais com os alunos durantes os períodos de intervalos, os mesmos justificaram que não tempo para dedicarem  aos  estudos em casa, dificultando literalmente o processo de ensino aprendizagem.
             Os alunos justificaram que sabem e reconhecem a importância de estarem fomentados os estudos em casa, mas devidos às questões sociais e econômicas terminam não praticando. 85 % declaram que os estudos em sala de aula são desenvolvidos  por meios de apostilas (gráfico 8).  A Ao se avaliar o acesso à informática, verificou-se que 9% possui computador em sua residência (gráfico 9) e destes, 91% não tem acesso à Internet.
3.3 - Análise da enquete.
4 – Considerações finais
Sabe-se que hoje em dia as escolas públicas e privadas  são  pouco atraentes para os alunos e professores conforme descreveu dos dados apresentados no questionário e enquete. Muitas vezes, o professor é mal preparado renumerado e a má formação. Por isso,  a importância de pensar  na prática profissional, através  do estágio    nos cursos de formação de professores voltada para as novas questões sociais, físicas, humanas, econômicas, políticas e tecnológica.
Também, destaco como marco importante para condensação de conhecimentos que foram pontuados em nossos registros apresentados, enquanto acadêmico estagiário  são as pequenas falhas e acertos observados e consequente  cometidos por nós  e que podem ser redirecionado dentro de uma reflexão objetiva,  metodologia e avaliativa para alcançarmos as metas propostos em nossas práticas. Sendo esse um dos motivos na qual temos colocado o conhecimento que adquirimos como acadêmicos em sala de aula com professores.
A experiência de estar lado a lado com a prática profissional do ensino em Geografia, visa  fortalecer as relações entre  teoria e prática,  baseado  no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica, quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, a prática profissional,  constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional. .
No entanto, nesta etapa da Prática profissional do ensino em  Geografia poderemos observar conhecer, registra e interagir direto com o trabalho desempenhado por um  do professor regentes e alunos.
             A partir das experiências adquiridas enquanto estagiários de Geografia, poderemos agora ter um novo olhar crítico sobre o a importância do trabalho deste profissional que consideramos essencial para o bom funcionamento de qualquer unidade de ensino.
   Percebemos, que as maiores dificuldades apresentadas na  escola quanto ao ensino de geografia  no da ensino fundamental II, Ensino Médio,  segundo meus registros de observações são o chamamento motivacional dos alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos, e falta de recursos pedagógicos para realização de boa aula de geografia.
Portanto considero de fundamental importância para o acadêmico de licenciatura em geografia, ter suas experiências práticas, visto que, somente o conteúdo teórico em si, não capacita o indivíduo para a realidade em sala de aula e adquiri habilidades para gerenciar as diversas situações que surgem em sala de aula.


5 - Referencial
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia – Saberes necessários à prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 1996.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1997. p. 21 – 80
BRASIL - Ministério da Educação e Cultura. Resolução CNE/CP nº 02/2002, institui duração e cargas horárias dos Cursos de Licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica, em nível superior.
BRASIL - Lei nº 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, especialmente os arts. 61 a 65 e art. 67.



























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