sábado, 29 de outubro de 2011

MEMORIAL PROFISSIONAL RAYMUNDO MERUOCA


Raimundo Meruoca Lima Filho
Memorial Descritivo

 Introdução:
 Por este memorial descrevo e registro a minha trajetória profissional, com as atividades de estágios e programas formação aperfeiçoamento e atualização, até a data presente realizados. Escrevendo este memorial me fez relembrar incontáveis momentos de grande relevância como os quais aprendi, cresci, pessoalmente e profissionalmente, onde encontrei dúvidas e respostas para muitas questões no decorrer desta longa trajetória de formação para o Magistério.  Lembro que as dúvidas e perguntas impulsionam a busca de novos conhecimentos. 
A minha história profissional iniciou quando ingressei no curso de Formação para o Magistério Nível Médio no Colégio Dehon (1997), em  Santa Luzia – Maranhão, após a final o curso tive a oportunidade de enfrentar o primeiro desafio profissional selecionar na Escola Estadual Tiradentes na Comunidade do Mutum – Roraima no ano de 2000.
Formação Acadêmica:
Graduação: Licenciatura em Pedagogia com Habilitação em Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Coordenação Pedagógica. - Universidade Federal de Roraima – UFRR.
  Cursar  uma graduação sempre foi minha meta enquanto profissional, no curso de Pedagogia realizado no período de 2006/2010, agreguei subsídios para minhas atuação pedagógica buscando contextualizar a prática fomentada pela teoria. Durante a graduação estudei, debati as idéias defendidas por diversos pensadores da educação como: Paulo Freire, Freinet, Emilia Ferreiro, Vasconcelos, Maria Teresa Mantoan, Jean Piaget, e Libâneo e outros.
Os conhecimentos adquiridos na graduação  como as oficinas, elaboração de projetos de intervenção, estágios supervisionados, artigos, monografias, permitiram – me hoje ter uma visão contextualizada de como resolver e adaptar as diversas situações encontradas na sala de aula.


Cursos de Aperfeiçoamento, Atualização Palestras e Seminários:
Os cursos de aperfeiçoamento, atualização profissionais que descrevo abaixo vieram somar conhecimentos visando pratica de uma ação pedagógica de encontro às necessidades dos alunos.
Curso: II Seminário Municipal de Educação, Infantil e Fundamental 12 horas  - Promovido pela Secretaria de Educação e Cultura – SMEC/BV.  O Seminário explorou a temáticas ligadas ao Empreendedorismo na Educação, os palestrando discutiram que educação precisar ser vista como algo empreendedor para surtir efeitos positivos nos indicadores educacionais, também na palestra foi discutido as metodologias Inovadoras no contexto atual  e como é desenvolvido o  trabalho do Psicopedagogo Clínico. 
         2. Curso: III Seminário Municipal de Educação, “letramento e Cidadania” – 08. Promovido pela Secretaria de Educação e Cultura – SMEC/BV.  O Seminário foi pautada nas  teorias  de Magda Soares, sobre o letramento e Cidadania, e ações de como conhecer e interagir com os alunos atividades lúdicas e corporais no cotidiano da sala de aula, focando a idéia de respeito pela diversidades culturais apresentadas na sala de aula. 
3. Curso: V Seminário Municipal de Educação, “Cidadania e Currículo” – 08. Promovido pela Secretaria de Educação e Cultura – SMEC/BV. A temática discutida neste seminário foi sobre como as escolas municipais de Boa Vista estão construídos seus currículos na perspectiva de cidadania.
4. Curso: II Oficina de Educação Indígena. 32 horas Promovido pela Prefeitura Municipal de Uiramutã – RR. A oficina visava interagir entre os professores municipal  a troca de suas praticas pedagógica nas Comunidades Indígenas e exposição de trabalhos de artesanato feito pelas diversas escolas do município, na época a oficina ficou conhecida como estante de informação e trabalhos pedagógicos voltados para  preservação da cultura indígena.
5. Curso: “II Encontro Municipal de Formação de Gestores e Educadores de Educação Inclusiva” – 40 horas. Promovido por: SMEC/PMBV-RR. O curso proporcionou o encontro de vários gestores e professores do município de Boa Vista e dos municípios de interior do Estado de Roraima representante de associações entidades civis organizadas, na qual estabeleceram metas para educação Inclusiva. Qual a participação da família neste processo de inclusão de pessoas com necessidades educacionais e a troca de experiências de professores e gestores com a oferta de atendimento educacional especializado.
6. Curso: Gestar de 1ª a 4ª Série – Expansão III. 384 horas – Promovido por FUNDESCOLA/MEC/BANCO MUNDIAL.  A formação durou 02 anos, o curso foi divido em 08 módulos na  qual apresentaram um conjunto de ações articuladas a serem desenvolvidas com os professores habilitados para atuar nas séries iniciais do Ensino Fundamental, com a finalidade de reforça as teóricas e praticas no ensino de Língua Portuguesa e Matemática e questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem. Após a formação adquiri novas competências e a autonomia enquanto professor nas minhas práticas pedagógicas.
7. Curso: “Capacitação de Informática na Educação” – 80 horas. Promovido por: UFRR/PROEX/SMEC-RR. O curso teve como objetivo ensinar os professores de Educação Básica suporte pedagógico de como  trabalhar os projetos de aprendizagem e ensino  usando o  Sistema Operacional Linux,  e as Tic’s como mais um  recurso de aprendizagem para facilitar a construção de aprendizagem significativa para os alunos. E  como adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
8. Curso: “Formação Continuada para Professores de Séries Iniciais do Ensino Fundamental, nas áreas de Linguagem e Códigos e Matemática. – 120 horas. Promovido por: PMBV-RR/METODO CONSULTORIA. Durante o cursos aprendi como elaborar um plano de aula usando os recursos didáticos existente na escola, contextualizando com as necessidades dos alunos. Também aprendi  como gerenciar as diversas situações  surgidas na sala de aula no ensino de Língua Portuguesa e Literatura. 
9. Curso: “Ciclo Básico do Programa de Formação Continuada em Mídia na Educação” 120 horas. Promovido por: SEED/MEC/SECD-RR/PROEX/UFRR. A formação foi divida em dois ciclos um básico e outro avançado. No ciclo básico  aprendemos como  usar as mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma integradora e articulada.  A integração das diferentes mídias ao processo de ensino e de aprendizagem  promovendo a diversificação de linguagens criando novos  estímulo à autoria nas diferentes mídias, permitindo novas e instigantes formas de aprender e de construir conhecimento a partir da apropriação de linguagens e tecnologias aplicáveis à educação. O curso foi online com encontros presenciais no inicio de cada módulo.
10. Curso: “Ciclo Intermediário do Programa de Formação Continuada em Mídia na Educação” 60 horas. Promovido por: SEED/MEC/SECD-RR/PROEX/UFRR. No ciclo avançado aprendemos como usar as mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma integradora e articulada.  A integração das diferentes mídias ao processo de ensino e de aprendizagem  promovendo a diversificação de linguagens criando novos  estímulo à autoria nas diferentes mídias, permitindo novas e instigantes formas de aprender e de construir conhecimento a partir da apropriação de linguagens e tecnologias aplicáveis à educação. Também no módulo avançado desenvolvemos projeto de intervenção sobre o uso das mídias na Educação Infantil. O curso foi online com encontros presenciais no inicio de cada módulo.
11. Curso: “Atendimento Educacional Especializado AEE”, 180 horas. Promovido por PMBV-RR/SMEC. O Curso me oportunizou conhecimento pedagógico de como elaborar: roteiro individual de entrevista, estudos de casos, plano de atendimento individual, relatórios de atendimentos diferenciados, produção de materiais e recursos didáticos adaptação, tecnologias assistivas, manuseio de recursos tecnológicos e informática aplicada para os atendimentos de alunos com necessidades educacionais especiais. No curso aprendi quais fatores patológicos  que levam uma criança a nascer com necessidades educacionais especiais e patologia de algumas síndromes. É importante lembrar que  O AEE tem objetivos e atividades que se diferenciam das realizadas em salas de aula de ensino comum. O AEE não é reforço escolar. A auxiliar de sala ou cuidadora não faz parte do quadro da Educação Especial, mas do Ensino Comum.
12. Curso: “Libras O idioma que se vê”. 60 horas – Escola Municipal de Administração Pública – EMAP/PMBV-RR. O curso de Libras nível básico tem como finalidade a instrumentalização dos componentes básicos desta língua, além de fazer um trabalhado de comunicação e sensibilização da existência da comunidade surda que se comunicar através de sinais. Durante o curso aprendi a conversar com os deficientes auditivos  que participação da formação. O objetivo da participação dos deficientes auditivos  é ensinar os cursista associando teoria e pratica. Para conversar na língua de sinais a Libras a expressão facial e interpretação do que deseja comunicar é fundamental.
13. Curso: Libras em Contexto, 120 horas – Escola Municipal de Administração Pública – EMAP/PMBV-RR. O curso de Libras nível básico tem como finalidade a instrumentalização dos componentes básicos desta língua, além de fazer um trabalhado de comunicação e sensibilização da existência da comunidade surda que se comunicar através de sinais. Durante o curso aprendi a conversar com os deficientes auditivos  que participação da formação. O objetivo da participação dos deficientes auditivos  é ensinar os cursista associando teoria e pratica. Para conversar na língua de sinais a Libras a expressão facial e interpretação do que deseja comunicar é fundamental.
14. Curso: “Atendimento Educacional Especializado AEE”, 60 horas. Promovido por PMBV-RR/SMEC. O Curso me oportunizou conhecimento pedagógico de como elaborar: roteiro individual de entrevista, estudos de casos, plano de atendimento individual, relatórios de atendimentos diferenciados, produção de materiais e recursos didáticos adaptação, tecnologias assistivas, manuseio de recursos tecnológicos e informática aplicada para os atendimentos de alunos com necessidades educacionais especiais. No curso conheci várias experiências de professores do AEE, que relataram suas praticas de acertos erros durante os atendimentos educacionais, também no curso aprendi como produzir e adaptar recursos pedagógicos para o AEE.
15. Curso: “O Ensino Regular na Perspectiva da Educação Inclusiva”, 40 horas. Promovido por PMBV-RR/SMEC/PDE. O curso proporcionou o encontro de vários gestores e professores do município de Boa Vista e dos municípios de interior do Estado de Roraima representante de associações entidades civis organizadas, na qual estabeleceram metas para educação Inclusiva. Qual a participação da família neste processo de inclusão de pessoas com necessidades educacionais e a  troca de experiências de professores e gestores com a oferta de atendimento educacionais especializado.
16. Curso: “Programa Dinheiro Direto na Escola”. 40 horas. Promovido por: FNDE. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O curso foi online com encontros presenciais no inicio de cada módulo. Durante o cursos aprendi a origem dos recursos financeiros para efetivação do programa, objetivos do Controle Social dos Conselhos, ações do  público, e como fazer a prestação de conta dos recursos do PDDE.
17. Curso: “Competências Básicas”.  40 horas – Promovido por: FNDE. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O curso foi online com encontros presenciais no inicio de cada módulo. No curso aprendi como são gerenciadas as políticas públicas de controle social, e as políticas de para educação básica, e quais são os programas do FNDE, o origem dos recursos para o fundo.
18. Curso: “Aprendendo com as Tic’s”. - 100 horas. Promovido por: UNIVIRR/UAB. (Cursando). No curso estou aprendo como usar as tecnologias Integradas da Comunicação no contexto da sala de aula, usando os recursos tecnológicos existente na escola. Na atualidade o uso da Tic’s tornou-se uma necessidade para cotidiano das pessoas.
19. Curso: “Tutoria em EAD”. - 120 Horas. Promovido por: Instituto Federal de Roraima Ciências e Tecnologias-IFRR As redes de comunicação e informação permitiram reduzir espaços e distâncias entre os centros de ensino, e a educação a distância, neste sentido a figura do Tutor é fundamental para administrar o sistema e orientar pedagogicamente os alunos.  No curso estou aprendo os novos recursos da plataforma Moodlle. Sabendo  lidar com os ritmos individuais diferentes dos alunos, apropriando de técnicas novas de elaboração do material didático impresso e do produzido por meios eletrônicos dominando técnicas e instrumentos de avaliação, trabalhando em ambientes diversos daqueles já existentes no sistema presencial de educação.e principalmente aprendendo  habilidades de investigação e forma criativa.
Motivo da escolha do curso pretendido:
A cinco anos venho adquirindo experiências na educação especial,  atualmente trabalho na Sala Multifuncional na oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Acredito que o curso de Pós – Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pode proporcionar-me conhecimento de referencial teóricos e pedagógicos de como fazer uma  investigação das complexidades apresentadas durante os processos de ensino-aprendizagem, tendo portanto, um caráter diagnóstico, preventivo e terapêutico visando a colaboração para a articulado dentro do espaço escolar e da família e outros seguimentos.
 Ampliando meus conhecimentos teóricos e pedagógicos de como encontrar mecanismo de resolução para os desafios existes e novos  que surgiram  durante a minha atuação enquanto professor de educação especial com especialização em Psicopedagogia Clinica Institucional.
Criando e gerenciando situações de cunho Psicopedagogia e até mesmo intervenção didáticas e de como compreender e ajuda os alunos com necessidade educacionais especiais e dificuldade de aprendizagem. Fomentando conhecimentos para os pais, os professores e funcionários de apoio da escola de como entender o processo de aprendizagem dessas crianças, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento de aprendizagem, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade.
Se aprovando neste processo seletivo pretendo desenvolver uma linha de pesquisa sobre a “Psicopedagogia e os contextos de aprendizagem”, tendo como meta construir uma linha pesquisa visando conhecer, compreender e o fatores sociais, econômicos e culturais que implicam  os diferentes contextos de aprendizagem de todas as modalidade de ensino com ênfase na educação infantil nos diferentes grupos sociais existentes na comunidade do Bairro Senador Hélio Campos.
Tenho disponibilidade de 06 á 08 horas diárias semanais para dedicação exclusiva de acesso a plataforma moodle, realização das atividades, estudos de referencial teóricos e troca de experiências com professores tutores e demais cursistas.
Pretendendo enquanto Pós Graduado em Psicopedagogia Clínica Institucional  contribuir com processo de ensino aprendizagem da comunidade escolar e também  entender as causas e conseqüências que levam uma pessoas a ter dificuldades de aprendizagem, nos diferentes contextos sociais, apresentadas ao longo do processo de escolarização crianças, pesquisando e estudo ações e recursos pedagógicos e tecnológicos disponíveis criando condições para o acesso igualitário de todos os alunos no processo de ensino aprendizagem. 

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