segunda-feira, 25 de julho de 2011

MODELO DE PROJETO INTERDISCIPLINAR

Modelo do
Projeto Interdisciplinar

¹ Raimundo Meruoca Lima Filho


Introdução
Este projeto tem por finalidade, uma amostragem para alunos, professores e sociedade vivenciarem as festas juninas erradicadas no mês dedicado ao são João,
Justificativa:
No Brasil as festa junina tornou-se tradição com data marcada no calendário, hoje em todas as instituições e ensino, empresas publicas ou privadas adotam as festa juninas demonstrando um pouco do imaginário do caipira da roça, através de das populares quadrilhas e comidas típicas. Porém durante os acontecimentos históricas e construção espaços geográfico respeitando as particulares de cada região as quadrilhas juninas ganharam roupagem de acordo com a cultura regionais mas não perderam o foco espírito de equipe e brincadeira.
Objetivo
• Resgatar as festas tradicionais, promovendo a interação da arte e a socializá-la;
• Apresentar a diversidade das manifestações juninas;
• Propiciar a presença da família na escola.
Fundamentação Teórica:
A ação pedagógica através da interdisciplinaridade aponta para a construção de uma escola participativa e decisiva na formação do sujeito social. O seu objetivo tornou-se a experimentação da vivência de uma realidade global, que se insere nas experiências cotidianas do aluno, do professor e do povo e que, na teoria positivista era compartimentada e fragmentada.
Articular saber, conhecimento, vivência, escola comunidade, meio-ambiente etc. tornou-se, nos últimos anos, o objetivo da interdisciplinaridade que se traduz, na prática, por um trabalho coletivo e solidário na organização da escola. Um projeto interdisciplinar de educação deverá ser marcado por uma visão geral da educação, num sentido progressista e libertador.
A interdisciplinaridade deve ser entendida como conceito correlato ao de autonomia intelectual e moral. Nesse sentido a interdisciplinaridade serve-se mais do construtivismo do que serve a ele. O construtivismo é uma teoria da aprendizagem que entende o conhecimento como fruto da interação entre o sujeito e o meio. Nessa teoria o papel do sujeito é primordial na construção do conhecimento. Portanto, o construtivismo tem tudo a ver com a interdisciplinaridade.
Desenvolvimento:
O coordenador pedagógico ficará responsável em fazer o levantamento dos recursos didáticos disponível na escolar para aplicabilidade do projeto;
Os alunos poderão fazer uma pesquisa em casa como eram as festas juninas no tempo dos seus pais e como elas acontecem hoje;
O professor ira orientar os alunos na busca de parcerias para exploram da temática, e formar parceira com os professores de educação física e arte educadora para apresentação de quadrilha organizada dentro do espaço escolar.
Os conteúdos poderão ser adaptados as temáticas da festa junina;
Atividades da educação infantil
• Músicas
• Desenhos
• Convite para festa
• Bandeirinhas de dobradura
• Adereços Juninos (balão, noivo, milho, fogueira…)
• Comidas típicas
• Danças Juninas
Disciplinas Envolvidas
• Sociedade e natureza e Língua Portuguesa;
Atividades do ensino fundamental I
• Histórico da festa junina
• Brincadeiras juninas
• Músicas
• Danças
• Comidas típicas
• Adereços juninos
• Convite para a festa
• Desenhos
Disciplinas Envolvidas:
• História;
• Geografia;
• Língua Portuguesa
• Matemáticas
Recursos didáticos:
Livros didáticos;
Pesquisa na internet,
Papel 40,
Pesquisa em jornais e revista que falam sobre festa juninas;
Lápis comum e cores;

Avaliação:
• Socializar o conjunto escolar podendo mostrar a diversidade junina dentro do espaço escolar e também interdisciplinar.
Referencial:
www.inclusao.com/Instituto Paulo Freire/Programa de Educação Continuada.

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